Você passa por inúmeras transformações ao longo da sua vida. Um novo corte de cabelo, uma mudança de carreira, uma troca no estilo de vida… E, assim como as pessoas, marcas também podem mudar, rever o seu posicionamento e se adaptar. No marketing, chamamos isso de rebranding.
Mas nem toda mudança pode ser chamada de rebranding empresarial. Ele é mais complexo do que isso e, antes de decidir se a sua marca precisa passar por um, é preciso saber a fundo o que esse termo significa. O artigo de hoje foi criado para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Confira abaixo e boa leitura!
O que é rebranding?
A semelhança entre as palavras “branding” e “rebranding” pode causar confusão para quem não está familiarizado com termos marketeiros. Branding é tudo aquilo que faz a sua marca ser o que ela é: seus valores, forma de se comunicar, identidade visual, objetivos e a percepção que os consumidores têm dela. Quando falamos em rebranding, o prefixo “re” vem justamente para destacar que haverá uma mudança significativa na essência da empresa.
Ou seja, o rebranding empresarial é uma reestruturação da marca, que deve ser aplicado de forma estratégica, alterando pontos importantes como:
– Nome da empresa;
– Identidade visual;
– Público-alvo;
– Como a marca se comunica com esse público.
– Identidade visual;
– Público-alvo;
– Como a marca se comunica com esse público.
Qual é a importância do rebranding?
O rebranding permite que uma empresa atualize e reposicione sua marca para se alinhar melhor conforme as mudanças do mercado, as preferências do público e a evolução da própria empresa.
Entre as principais vantagens de um rebranding empresarial, destacam-se as seguintes possibilidades:
– Revitalizar a imagem da marca;
– Corrigir percepções negativas;
– Diferenciar a empresa de concorrentes do mesmo segmento;
– Atrair novos clientes;
– Fortalecer a sua conexão com o público-alvo, resultando em um impacto positivo nas vendas e no crescimento do negócio.
– Corrigir percepções negativas;
– Diferenciar a empresa de concorrentes do mesmo segmento;
– Atrair novos clientes;
– Fortalecer a sua conexão com o público-alvo, resultando em um impacto positivo nas vendas e no crescimento do negócio.
Quando fazer um rebranding?
Depois de entender o que é rebranding e a sua importância para uma empresa, você deve estar se perguntando quando essa estratégia deve ser colocada em prática no seu negócio.
Veja algumas situações em que o reposicionamento de marca pode ser feito, além de exemplos práticos feitos anteriormente por grandes empresas:
Para se atualizar:
Evolução tecnológica, entradas de novos concorrentes, mudanças nas preferências dos consumidores, mudança nos valores das empresas… Muitas coisas podem motivar a necessidade de manter a sua empresa atualizada e melhor alinhada a novas circunstâncias. Um exemplo perfeito disso é o Magazine Luiza, que passou a se apresentar como Magalu, e conseguiu se destacar como uma marca moderna e digital.
Para melhorar a imagem da empresa:
Se a marca sofre de uma percepção negativa, o rebranding empresarial pode ser de grande ajuda. Foi isso o que a Petrobras fez em 2017, por exemplo: após anos envolvida em escândalos de corrupção que levaram a uma crise de reputação, a empresa passou por um reposicionamento de marca para destacar a sua capacidade técnica e, consequentemente, tentar recuperar a admiração dos brasileiros.
Em caso de fusão entre empresas:
Quando duas empresas se fundem ou uma empresa adquire outra, o rebranding é fundamental para criar uma nova identidade unificada que represente a nova entidade combinada. Um dos maiores exemplos brasileiros é a LATAM Airlines, criada a partir da fusão entre a companhia aérea chilena LAN Airlines e a brasileira TAM Linhas Aéreas.
Para comunicar uma grande mudança:
Um dos casos de rebranding que mais chamou a atenção nos últimos anos foi o do Itaú. A marca mais valiosa da América Latina aproveitou a chegada dos seus 100 anos de história para lançar o seu novo posicionamento, um reflexo direto das mudanças internas pela qual a companhia vem passando, impulsionadas por sua nova gestão e por todas as transformações digitais da última década.
Para entrar em novos mercados:
Empresas que querem expandir suas operações para novos mercados ou lançar novos produtos podem contar com o rebranding para comunicar essa mudança de maneira eficaz e atrair novos clientes. A Fibrafort Boats, indústria por trás das lanchas Focker, buscou a nossa agência para fazer um rebranding a fim de lançar sua nova marca focada no mercado internacional, e assim surgiu a Granfort, cliente da Ygom.
Vai fazer um rebranding? Conte com a ajuda de uma agência experiente.
Sua empresa está em algum dos momentos listados acima? Nós podemos te ajudar a fazer um rebranding empresarial e posicionar a sua marca como um exemplo de sucesso no seu mercado de atuação.
Vamos conversar? Entre em contato conosco!